Rabu, 01 Februari 2017

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Governador do Huambo Dr. "João Baptista Kussumua" pediu para que "os inspectores escolares fossem mais rigorosos nas suas actuações"

Discursando na abertura do ano lectivo 2017, Kussumua argumentou que a actuação dos inspectores escolares deve concorrer para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
O inspector escolar, explicou, deve ser o verdadeiro parceiro da visão estratégica do ensino que o Governo pretende e, ao mesmo tempo, ser o ouvido das autoridades governamentais, sobretudo no tocante aos incumprimentos dos professores.
“Queremos uma inspecção escolar com seriedade singular e capaz de exercer a actividade com fé, no sentido de criar condições de aceleração de matérias úteis ao desenvolvimento integral do aluno, visto que o inspector não deve, em momento algum, facilitar o infractor, retirando, deste modo, a seriedade da qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, alertou o governador.
Aos professores, João Baptista Kussumua disse que devem operacionalizar a transformação do aluno, cultivando a mudança do comportamento individual e colectivo, através de ensino que possa orgulhar o sucesso pedagógico e a capacidade de fazer com que a criança, sobretudo a que ingressa pela 1ª vez no sistema de ensino, consiga desenvolver relacções mais positivas.
O governador da província do Huambo salientou que o arranque do ano lectivo demonstra uma grande oportunidade para o aluno e também para o professor, no quadro do processo de ensino-aprendizagem, porquanto o dia de aula contribui, essencialmente, no percurso escolar.
Por isso, acrescentou, é necessário que o professor assuma a missão de educar e instruir, fazendo com que o aluno se sinta feliz e motivado, encarando a escola como um espaço de partilha e descoberta, quer seja no âmbito do desenvolvimento integral, quer seja no âmbito da conquista de capacidades e valores do respeito ao próximo e aos adultos.
João Baptista Kussumua instou os pais e encarregados de educação a participar, de forma activa, no processo de ensino-aprendizagem, com base na partilha do recinto escolar e a inteirar-se do conhecimento e do talento dos educandos, estimulando s condições para que a criança tenha consciência de descobrir o bem e o mal, visando a preservação do património escolar e o respeito ao próximo.
A abertura do ano lectivo ocorreu na vila do Lossambo, 8 quilómetros da cidade do Huambo, onde foram inauguradas três escolas, com 48 salas de aula.
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